Concreto Armado

O concreto armado é um material heterogêneo formado pela união entre o concreto, mistura entre argamassa e agregados e o aço e quando necessário, outros materiais como aditivos. A característica mais marcante do concreto e a mais essencial é a sua resistência, que no caso é melhor aproveitada quando sob tensões de compressão e sua capacidade de aderência com o aço.

O concreto convenientemente  permite mudanças em suas propriedades físico-químicas tais como sua resistência (Fck), trabalhabilidade (Slump), tempo de pega, tempo de cura, dentre outros, permitindo para cada tipo de obra um concreto adequado.

Elaboramos projetos estruturais de concreto armado para obras de qualquer porte, sempre buscando o melhor equilíbrio entre o trinômio: economia, segurança e durabilidade, garantido pelo processo rigoroso de toda cadeira produtiva: concepção, modelagens, cálculos e detalhamentos finais.

Estrutura Metálica

A utilização das estruturas metálicas como as conhecemos hoje, teve início no final do século XVIII onde a primeira obra de ferro foi erguida, a ponte Coalbrookdale na Inglaterra em 1779 e desde então tem sua tecnologia evoluindo cada vez mais.

O aço aplicado em estruturas, também chamado de aço estrutural, é uma liga metálica formado basicamente e essencialmente por ferro e carbono, elemento que controla sua resistência e na engenharia civil alguns dos tipos de aços mais utilizados são os perfis laminados (I, H, e L), perfis formados a frio (U simples ou enrijecidos) e perfis soldados formando seções compostas.

Dispomos de elevada experiência na elaboração de projeto de estruturas metálicas para os setores industrial, logístico, atacadista e varejista e obras especiais, fornecendo também toda assistência necessária para a obra, desde o controle de qualidade da fabricação, montagem e manutenção da estrutura.

Fundações

As fundações são elementos estruturais de muita relevância para uma edificação independente de seu porte, elas tem a função de transmitir todo carregamento de uma estrutura para o solo garantindo deformações verticais mínimas. Para que se tenha melhor compreensão do solo é indispensável a realização dos ensaios de sondagens.

As fundações são classificadas em fundações superficiais, quando as cargas são transmitidas ao solo por pressões distribuídas pela base ou fundações profundas, que transferem as cargas ao solo através de sua base e ou pela superfície lateral do elemento de fundação,

Compreendemos a importância e os impactos que a escolha da fundação tem para um empreendimento e desenvolvemos com muito rigor os projetos estruturais de fundações visando garantir a escolha da melhor solução para a obra de nossos clientes, proporcionando melhor custo-benefício e segurança.

Estrutura Mista

Diferentemente de outros países, no Brasil é comum a utilização do termo ‘’Estruturas Mistas’’ para definir estruturas cujo algum perfil de aço trabalha em conjunto com o concreto armado ou não armado.

Dessa forma pode-se definir estrutura mista como sendo a composição de dois elementos construtivos, perfis de aço e concreto, que devem trabalhar em conjunto para garantir compatibilidade de tensões e deformações.

Como exemplo de estruturas mistas temos os Pilares mistos, que são perfis metálicos revestidos ou que revestem o concreto, as Vigas mistas, geralmente vigas metálicas ligas a lajes ou painéis de concreto e as Lajes mistas, também chamadas de Steel Deck, são chapas de aço perfilados unidas ao concreto por meio de conectores.

Atuamos na elaboração de projetos estruturais de estruturas mistas viabilizando todas as suas vantagens, segurança e rapidez que esse sistema construtivo oferece para a obra.

Piso Industrial

Os pisos industriais, também chamados de pisos de alta resistência ou alto desempenho, são elementos estruturais que possuem a função de encaminharem ao solo os esforços verticais de carregamento, tráfego constante e resistir de forma adequada as intempéries. Seu sistema construtivo é composto basicamente pelo subleito, sub-base, placa de concreto armado, protendido ou reforçados com fibras, juntas e tratamento superficial.

Para que seja garantido o desempenho satisfatório, o piso industrial deve dispor de estudo detalhado do solo, projeto estrutural bem elaborado e execução que atenda a padrões de qualidade rígidos obtidos através do controle de qualidade durante todas as fases executivas.

Desenvolvemos projetos estruturais de pisos industriais sempre focados na segurança, economia e durabilidade, garantidos pelo elevado nível técnico e rigoroso processo de produção dos nossos projetos.

Muros e Contenções

Estruturas de contenção ou muros de contenção (Arrimos) são sistemas estruturais projetadas para suportar a empuxos de terra e/ou água, ou seja, conter um determinado maciço de terra que em estado natural possa vir a desmoronar. Sua aplicabilidade é diversa podendo ser encontrada em obras de qualquer tipo e porte, tais como subsolos de prédios, rodovias e ferrovias, estabilização de encostas, etc.

Existem uma grande variedade de tipos de contenções que podem ser aplicadas de acordo com o tipo de solo do local, sobrecarga, altura a ser vencida e custo de material e mão de obra, os tipo de muros mais utilizados são os muros em concreto armado e muro de alvenaria estrutural.

Projetamos muros de arrimos para diversos tipos de obras e grau de complexidade, oferecendo também todo estudo de viabilidade e acompanhamento técnico necessário para a correta execução da estrutura.